Alimentos do dia a dia que fazem bem ao coração A saúde do coração começa pela boca. Ou seja, o que você come pode prevenir ou agravar as doenças cardiovasculares –que são as principais causas de morte em todo o mundo. Para te ajudar a preparar um cardápio saudável, os especialistas do CARDIOCENTRO fizeram uma lista com cinco alimentos bem comuns no dia a dia. Eles fazem bem ao coração e muita gente nem sabe. Confira! MAIS SAÚDE À MESA

1 – CEBOLA – É um vegetal rico em flavonoides que atuam como antioxidantes, protegem o coração e ainda reduzem o teor de gordura no sangue. Além disso, a cebola possui poder anti-inflamatório e bactericida, além de possuir vitaminas do complexo B e vitamina C.

2 – BANANA – Fonte de fibras solúveis e também rica em potássio, a banana é um mineral que contribui para o bom funcionamento da função muscular cardíaca. Para repor o potássio eliminado na urina, pacientes que usam diuréticos para o combate à pressão alta, em geral, são orientados a comer duas ou três bananas diariamente.

3 – ARROZ INTEGRAL – Rico em vitaminas do complexo B, fibras, niacina, magnésio e fibras, o arroz integral faz bem ao coração. Melhor ainda se for misturado a alguns legumes como cenoura, espinafre e brócolis, por exemplo.

4 – FEIJÃO PRETO – Rico em niacina, folato, magnésio, ácidos graxos, cálcio e fibra solúvel, o feijão preto é amigo do coração e da saúde de uma forma geral. Pode ser adicionado cozido em saladas ou comer no formato tradicional.

5 – MAMÃO – Rico em beta-caroteno, beta-criptoxantina, luteína (carotenoides), vitaminas C e E, folato, cálcio, magnésio e potássio, o mamão é um grande aliado do coração. Uma boa pedida é puro no café da manhã, mas também pode ser consumido em pedaços na salada ou como sobremesas. Outros alimentos também fazem bem à saúde do coração: azeite extra- virgem, abacate, chocolate amargo (+ 70% cacau), o leaginosas, tomate e frutas vermelhas, por exemplo.

A equipe do CARDIOCENTRO recomenda ainda uma dieta balanceada, longe de ‘fast foods’, embutidos, enlatados e sódio, dentre outros. Invista em frutas, legumes e verduras. Pratique atividades físicas regulares. Anote as dicas da equipe do CARDIOENTRO e alimente o seu coração com carinho!