Conheça sobre as 10 Principais causas para dores no peitoral que você nem sabia que existiam.

Se você sente dores inexplicáveis na região do peito é hora de entender de uma vez por todas quais podem ser as causas.

Confira abaixo:

 

MASTITE

É uma inflamação dolorosa nas mamas. Ela pode ser aguda, infecciosa e não-infecciosa. Existem outras formas dela ser classificada, que precisam do diagnóstico do médico. É uma doença bastante rara nos homens e é mais comum em mulheres em fases de amamentação.

 

CISTO

É uma espécie de caroço que aparece em qualquer região da mama, é uma “bolinha” cheia de líquido, que aparece em qualquer uma das mamas. Pode também surgir mais de um. Ele pode doer e incomodar um pouco a região.

 

LESÕES

Pancadas, batidas, esbarrões ou puxões que agridem a região das mamas. Às vezes você pode nem perceber ou lembrar de algum impacto forte no seu corpo, mas que mesmo assim podem ter causado lesões nos tecidos das mamas. Dependendo da gravidade, elas podem ser curadas sozinhas após um tempo, se persistirem por muitos dias, possa ser que alguma infecção ou inflação tenha ocorrido no local.

 

FIBROADENOMA

É um tumor que aparece na região. Ele é benigno, portanto, não tem risco de câncer. Porém é bastante raro nos homens.

 

ATRITO COM ROUPAS

O uso de certas roupas esportivas, com tecidos que causam atritos com a pele, podem ocasionar lesões, feridas e machucados na região do peitoral.

 

CÂNCER

Geralmente detectado devido a presença de nódulos, caroços, inchaço, calor, secreção ou mudanças nos aspectos da pele. O câncer de mama pode ser por meio de tumores, por machucados e crostas na região e em caso mais aros, tornar a mama, deixando-a inchada e vermelha.

 

GINECOMASTIA

É uma doença que causa o aumento das mamas nos homens. Os pacientes podem apresentar dor e inchaço na região das mamas.

 

MEDICAMENTOS

Alguns medicamentos à base de hormônios, diuréticos, anti-hipertensivos, cimetidina (usada para reduzir a acidez gástrica) e também utilizados para tratamentos de câncer, podem causar dores no peito. Contudo, os motivos das dores podem ser implicados a outras enfermidades ou doenças, não somente ao uso dos remédios.

 

LESÕES MUSCULARES

Para quem pratica exercícios de musculação na região peitoral, de forma equivocada ou intensa, podem apresentar dores musculares. Sendo assim, o músculo pode ter sido distendido ou sofrido uma ruptura. Na maioria dos casos, quem sofre com esse tipo de lesão são os homens, principalmente os que fazem uso de anabolizantes.

 

MUDANÇAS HORMONAIS

Quando há excesso de hormônios femininos do corpo do homem, pode haver dores a região das mamas. Isso pode acontecer com recém nascidos, por terem contato com os hormônios da mãe, com adolescentes na puberdade, que estão em fase de mudanças no corpo e, com idosos, principalmente na fase da andropausa, onde há a redução de testosterona.

 

Qual médico pode dar o diagnóstico?

Em todos os casos, o mastologista é o mais indicado. Ele pode direcionar para o endocrinologista ou também cirurgião plástico, se necessário. Alguns especialistas podem indicar a realização ou suspensão de atividades físicas, medicamentos e uso de determinados tipos de roupas.

 

O que pode ser evitado?

Uso de esteroides e anabolizantes, álcool,  remédios como: antibióticos, anti-hipertensivos e medicamentos que tratam gastrite, insuficiência cardíaca e infertilidade masculina. Como também alimentos gordurosos e drogas.

 

Cuide-se!

Estar atento as mudanças do corpo e procurar um médico é uma obrigação de todo homem que preza pela saúde. Procure manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada, hidratação, boas horas de sono e prática de exercícios regulares.